Furacão [ Ciclone Bomba ] no Brasil atinge cidades e pode chegar em SP

Um furacão ciclone bomba pode atingir nas próximas semanas os estados do RJ e de SP. De acordo com informações do G1, devem sofrer fortes rajadas de vento nesta quarta-feira (1º) influenciadas pelo “ciclone bomba” que causou estragos, destruição e 10 mortes no Sul do país na terça. Nas capitais dos dois estados, a ventania derrubou árvores nesta madrugada.

O estado de São Paulo pode registrar rajadas de vento em torno de 80km/h por conta dos reflexos ciclone extratropical que segue atuando em Santa Catarina. Na noite de terça, a frente fria chegou ao estado paulista e duas lanchas e sete barcos afundaram em Peruíbe, no litoral. Em Itapeva, várias quedas de árvores foram registradas.

Ciclone no Brasil 2020

“Como nós estamos sob o efeito da borda desse ciclone, também temos condições favoráveis para ventos fortes. O estado de São Paulo pode ter rajadas em torno dos 80 km por hora nesta quarta-feira”, disse César Soares, meteorologista da Climatempo.  No Rio, a previsão é de ventos de até 76 km/h na capital e ressaca com ondas que devem atingir os 3,5 metros, segundo o Centro de Operações Rio.

Na manhã desta quarta-feira, cidades do Rio Grande do Sul ainda registravam ventos fortes. Na madrugada, por volta da 1h, Santa Vitória do Palmar, na Região Sul, teve rajadas de 116,6 km/h.

Fenômeno causou estragos

Santa Catarina foi um dos estados mais afetados pelo fenômeno na terça. Fortes temporais atingiram o estado. Árvores foram derrubadas e muitas casas destelhadas. Os ventos chegaram a 120 km/h durante a tarde, de acordo com a Defesa Civil. Um vídeo flagrou o momento em que o telhado de uma edificação é arrancado inteiro em Florianópolis. Já outro, mostra trabalhadores no andaime de um prédio durante fortes ventos.

Loading...
Play Button Play Button

Ciclone no Rio e São Paulo?

De acordo com informações repassadas pelos institutos de meteorologia, estados como Rio e São Paulo vão sofrer impactos do ciclone bomba nas próximas semanas. Por tanto fiquem alertas e protejam suas famílias, a notícia é real e a fonte é segura.

Como funciona um Ciclone?

Os ciclones podem ser classificados em:

→ Tropical

Sistema de baixa pressão que apresenta circulação fechada de ventos, umidade elevada e alta temperatura, associado a intensas tempestades e a ventos em alta velocidade. Não possui frente fria associada e é caracterizado por apresentar-se em forma de uma massa de nuvem arredondada.

Esse tipo de ciclone pode variar o seu tamanho e é medido a partir da distância limite em relação ao centro, conhecida como “raio de vento máximo”. Forma-se geralmente na latitude entre 20º ao sul e 20º ao norte, ou seja, no entorno dos trópicos.

→ Subtropical

Sistema de baixa pressão, assim como os ciclones tropicais, não possui frente fria associada à sua formação e apresenta-se também como uma massa de nuvem arredondada. O centro desse tipo de ciclone apresenta temperatura mais elevada do que a da atmosfera ao redor. Possui tamanho horizontal menor do que os ciclones extratropicais e provoca grande volume de chuva ventos de maior intensidade. Forma-se entre os trópicos.

→ Extratropical

Sistema de baixa pressão caracterizado por ser formado em médias e altas latitudes, ou seja, fora dos trópicos. Difere-se do ciclone tropical e subtropical por estar associado a frentes frias. Seu formato remete a um espiral, e o seu centro apresenta baixa temperatura em relação à atmosfera vizinha. Esse sistema favorece a formação de chuvas moderadas e ventos fortes.

Leia mais: Trópicos da Terra

Ciclone e anticiclone

Enquanto os ciclones representam áreas de baixa pressão atmosférica, ou seja, uma zona de convergência de ventos, os anticiclones representam áreas de alta pressão atmosférica, ou uma zona de dispersão de ventos.

Isso ocorre porque as massas de ar tendem a movimentar-se de uma zona de alta pressão para uma de baixa pressão. Assim, o sistema de baixa pressão, ou ciclones, representa regiões de instabilidade, caracterizadas por chuvas intensas e fortes ventos. Já o sistema de alta pressão, ou anticiclones, representa regiões de tempo estável, normalmente seco e sem a presença de nuvens.

movimentação dos ventos para os dois sistemas é diferente. Nos ciclones, os ventos circulam em sentido horário no Hemisfério Sul e em sentido anti-horário no Hemisfério Norte. Já nos anticiclones, os ventos movimentam-se em sentido horário no Hemisfério Norte e em sentido anti-horário no Hemisfério Sul.

Estragos causados pelo Ciclone no Brasil

Rio Grande do Sul também estragos provocados pela forte chuva. Além disso, os portos estão com atividades interrompidas devido à previsão de ventos de 120 km/h e mais de 700 mil clientes estão sem energia. No Paraná, ventos de quase 100 km/h derrubaram árvores e deixaram imóveis de Curitiba sem energia elétrica. O telhado de um conjunto habitacional também foi arrancado com a força dos ventos. Na manhã desta quarta, algumas ruas de Curitiba ainda estavam interditadas, com árvores e até postes que caíram.

Ciclones no Brasil

Uma pesquisa, realizada pela Faculdade de Oceanografia, da Universidade do Rio de Janeiro, aponta que, entre os anos de 2004 e 2016, ocorreram, no Brasil, dois ciclones tropicais e cinco ciclones subtropicais, constatando-se que a maioria dessas tempestades ocorre no litoral sul do país. Apenas uma dessas tempestades tropicais atingiu a costa brasileira. Em 2004, o ciclone bomba extratropical Catarina atingiu o litoral do estado de Santa Catarina, provocando 11 mortes e deixando mais de 27 mil pessoas desabrigadas. Essa tempestade formou-se inicialmente como um ciclone extratropical e mudou de categoria transformando-se em um ciclone tropical, ou furacão.

Dois ciclones subtropicais, Eçaí (2016) e Cari (2015), também causaram danos ao litoral brasileiro. Apesar de não terem chegado ao continente, ambos provocaram fortes ventanias e chuvas, causando estragos em algumas cidades em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e também em partes do estado do Rio de Janeiro. Por enquanto estas são as ultimas notícias relacionadas a ciclone em sp, ciclone no rio e ciclone no Brasil, alerte seus amigos e compartilhe no Face urgente!