Corredores de Ônibus em Cuiabá

O secretário de Transportes Urbanos de Cuiabá, Antenor Figueiredo, informou que na próxima semana, será iniciada a construção de corredores exclusivos para ônibus e táxis na Capital, sendo que as avenidas contempladas serão Getúlio Vargas e Isaac Póvoas. A construção dos corredores deve ser finalizada em 45 dias, e Figueiredo garante que não haverá prejuízo para o trânsito. Os corredores exclusivos fazem parte das 10 medidas para beneficiar o transporte anunciadas pelo prefeito Mauro Mendes (PSB).

Conforme Figueiredo, as obras serão iniciadas na próxima semana, e não devem comprometer o trânsito, já que se trata de novas sinalizações nas ruas e implosão de calçadas, mas, nada que atrapalhe o fluxo de veículos. “A construção destes corredores não vai causar transtorno à população, e quando começar a funcionar, irá garantir mais fluidez ao trânsito”, explicou.

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A Prefeitura considera os corredores exclusivos apenas nestas duas avenidas, podendo estender para a Avenida Beira Rio, mas que análise de implantação de outros corredores dependerá das mudanças ocasionadas no trânsito com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Figueiredo destaca que as medidas anunciadas para o transporte serão implantadas gradualmente.

O secretário ressalta que já foram tomadas as providências para viabilizar as 10 medidas anunciadas por Mendes. “Até dezembro já teremos a fiscalização eletrônica pelos radares”, comemorou.

Já sobre o aumento das frotas de ônibus em horários de pico, Figueiredo explica que possuem estudo sobre as demandas e que carros reservas já operam nas linhas mais congestionadas. “A linha do Coxipó, por exemplo, que atende bairros populosos como Pedra 90 e Osmar Cabral, conta com os carros reservas em operação, e o Distrito Industrial também, e colocaremos quantos ônibus forem necessários, mas não iremos colocar todos na rua, de uma vez, porque pode piorar a situação do trânsito”, ponderou.

Sobre o estudo realizado pela Secretaria da Copa (Secopa) sobre as mudanças operacionais que acontecerão com a implantação do VLT, que irá implicar diretamente nas linhas de ônibus, Figueiredo ressalta que o diagnóstico já está concluído, mas que ainda não há data para reunião com a Prefeitura.

“A empresa contratada para realizar o estudo já o concluiu, mas ainda falta a reunião para que a Prefeitura avalize se irá aceitar ou não estas mudanças, mas a previsão é que até o final de outubro, devemos saber como irá funcionar o VLT e como serão operadas as linhas de ônibus que irão o alimentar”, concluiu.