O Lado Negro da Uber: Motoristas Insatisfeitos vão Boicotar Empresa

Muitos não sabem, mas o serviço barato que a Uber oferece a seus usuários tem causado sérios prejuízos para os donos de veículos revelando assim o verdadeiro lado negro da Uber para quem é motorista que além de sofrer repressões de taxistas ainda precisam trabalhar praticamente 12 horas por dia para conseguir algum lucro e custear os gastos obrigatórios para manter seus veículos em conformidade com as exigências da Empresa.

Um trabalho que não compensa: é assim que um dos motoristas do Uber está definindo como é ser um “funcionário” da empresa. Além dele, muitos outros parceiros do serviço de transporte estão incomodados com algumas práticas da empresa, mas a principal delas é a questão do valor que deve ser cobrado pelas corridas. Por isso, diversos motoristas devem entrar em greve no próximo dia 28.

Segundo alguns deles, a quantia recebida pelo trabalho não é suficiente para cobrir as despesas com a manutenção dos veículos – que precisam obedecer requisitos preestabelecidos pelo próprio Uber.

O Lado Negro da Uber
O Lado Negro da Uber

Uber é uma empresa multinacional americana de transporte privado urbano baseado em tecnologia disruptiva em rede, através de um aplicativo E-hailing que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de “carona remunerada”.

A grande diferença entre os serviços é que para ser um motorista da Uber, bastaria cadastrar-se seguindo uma lista de exigências de segurança. Estas exigências são questionadas nos Estados Unidos, já que acusados de assassinato, violação infantil e assalto conseguiram se cadastrar como motoristas do aplicativo em São Francisco e Los Angeles. A empresa alega que faz a checagem de antecedentes dos últimos sete anos da vida do motorista. Os motoristas Uber não cobram diretamente por carona, mas recebem uma remuneração diretamente da empresa, que observa na formação de seus preços a relação de oferta de motoristas conforme a demanda dos usuários e baseando-se também na duração e distância da corrida, o que permite uma alocação mais inteligente – e econômica – do transporte urbano, essa alocação inteligente é a base de lucros da empresa. 

Cerca de cinco anos após sua fundação a empresa foi avaliada em 18,2 bilhões de dólares, em junho de 2014, contando com investidores como a Google e Goldman Sachs

O Lado Negro da Uber

A briga também é interna: não são apenas os taxistas que estão insatisfeitos com o Uber – os próprios motoristas do serviço também estão reclamando

Além disso, a categoria dos “uberistas” alega que a empresa está aceitando muitos cadastros, o que acaba diluindo demais a demanda. “O Uber está colocando muitos carros, a pessoa entra e não consegue fazer corrida”, diz Cláudio Roberto, que faz corridas pelo aplicativo há mais de um ano e deve participar da paralisação.

O Uber respondeu em nota que, ao verificar os dados em mais de 400 municípios onde atua, percebeu que a redução nos valores aumentou a procura de usuários, gerando uma demanda maior de viagens para os motoristas.

Uber ou Táxi? Deixe sua opinião nos comentários abaixo: