Servidores do INSS cobram “Novo Concurso” e prometem greve

A Anasps (Associação Nacional dos Servidores da Previdência e Seguridade Social) confirmou que em julho, os servidores da Previdência Social, o que inclui o INSS, entrarão em greve.

A Anaps, durante reunião, apresentou reivindicações que vão desde novos benefícios até a realização do concurso do INSS que está em análise no Ministério do Planejamento há um ano.

Servidores do INSS cobram "Novo Concurso" e prometem greve
Servidores do INSS cobram “Novo Concurso” e prometem greve

Servidores do INSS cobram “Novo Concurso” e prometem greve

Os servidores garantem que precisam de novos funcionários e que devido às aposentadorias que vão acontecer esse ano, não é possível manter os serviços em pleno funcionamento.

De acordo com Alexandre Lisboa, a necessidade de pessoal do instituto deve ser levada em conta pelo governo, apesar do atual cenário econômico.

A carência apontada pelo dirigente sindical foi revelada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o maior órgão de fiscalização do país, há necessidade de mais de 5 mil servidores e mais de 10 mil em condições de se aposentar. Por isso, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, revelou prioridade da pasta ao concurso do instituto. No entanto, isso ainda não se transformou em autorização. A pressão pela seleção da autarquia, portanto, aumenta cada vez mais.

Material Completo para o Novo Concurso INSS 2015

Além dos sindicatos, deputados federais também fazem cobranças. Chico Alencar (Psol-RJ) e Simone Morgado (PMDB-PA) se sensibilizaram com a questão e enviaram ofícios ao Ministério do Planejamento, solicitando prioridade e o aval imediato. Chico Alencar alega que disso depende o prosseguimento da redução da desigualdade social no país, e seu documento tem as assinaturas de outros 21 parlamentares. Simone Morgado preocupa-se com o seguro defeso dos pescadores no Pará, que começará em novembro, sem que haja servidores para os atendimentos. Ainda não houve respostas para os ofícios.

Apostila INSS 2015 Completa e Atualizada
Apostila INSS 2015 Completa e Atualizada

O INSS solicitou 4.730 vagas. São 2.000 para o cargo de técnico do seguro social (nível médio) e 1.580 para analista do seguro social (nível superior), e 1.150 de perito médico (graduados em medicina).