Foi descer de Bicicleta, veja o que aconteceu

Rapaz fez manobras extremamente perigosas com uma bicicleta de mountain bike, veja só o que acontece com ele ao descer um morro gigante e muito íngreme.

Foi descer de Bicicleta, veja o que aconteceu

Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. Uma modalidade do Mountain Bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 70. Em Portugal, a modalidade teve a sua origem em Porto de Mós (Leiria) e desde então tem se expandido a todo o país. Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de San Francisco, Califórnia, para descer montanha abaixo. Para isso, eles utilizavam bikes tipo cruiser (muitas delas da marca Schwinn) e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e freios mais potentes. Entre estes pioneiros do MTB estavam nomes como Gary FischerTom RitcheyJoe BreezeCharlie Kelly entre outros. Hoje em dia, todos eles são empresários da indústriado Mountain Bike. O DH foi então a primeira modalidade do MTB a ser praticada.

[videolock url=”https://www.youtube.com/watch?v=x76VEPXYaI0″ message=”Compartilhe no facebook para liberar este vídeo” width=”640″ height=”360″]

viral_bicicleta

As competições de Downhill são recentes, que teve seu primeiro Campeonato Mundial realizado no Colorado (USA), em 1990, e vencido pelo norte americano Greg Herbold. No Brasil, as primeiras competições datam de 1991 eram praticadas com bicicletas para o Cross Country (modalidade, na época, muito mais difundida que o DH). As pistas eram verdadeiros estradões de terra, com trilhas abertas sem grandes obstáculos onde se priorizava a velocidade. Com o tempo, essas pistas foram se tornando mais técnicas com a inclusão de single tracks (trilhas estreitas), pedras, drop-off (degraus altos), gaps (vãos a serem transpostos) e triplos (obstáculo composto de rampa de lançamento e rampa de recepção com um vão entre elas), ou mesas (o mesmo que o duplo só que com o vão preenchido). Fazem parte das dificuldades que também aguçam a técnica do piloto, raízes, valas, erosões e a lama. Estas dificuldades acabaram por desenvolver tecnologicamente a bicicleta e os equipamentos de protecções. O downhill hoje em dia é um Desporto muito praticado entre os jovens.

O principal estado do Downhill no Brasil é Santa Catarina que recebe vários eventos Internacionais e Nacionais. O downhill,é um Desporto que não envolve saber muito da área física esquina,pois é de la que é tirada toda a técnica deste Desporto tão aventureiro. O maior campeão mundial de downhill que ja guarda 43 medalhas de ouro,12 de prata,17 de bronze..e 8 anos consecutivos campeão do rank world cup,é Justin Barcia, Alemão. No Brasil, há varias revelações no esporte. Dentre eles está Diogo Gola “Golamen”, atual campeão Ribeirãopirense, tem como troféus , descida da escadaria do morro Santo Antonio, 1º troféu Pedra do elefante, dentre outros. Além deste, o paranaense conhecido como “Deco Down Hill” também vem se destacando, tendo sido consagrado como Campeão Paranaense no ano de 2011, e emplacado o quinto lugar nas Escadarias de Santos em 2014, dentre outros. Estes e outros pilotos da modalidade vêm lutando para conquistar cada vez mais espaço no esporte, ainda pouco conhecido no Brasil.

Como praticar Mountain Bike:

Image: Hungary's Andras Parti reacts as he falls during the men's cross-country mountain bike event  during the London 2012 Olympic Games

 1 – Segurança: O mountain biking é um esporte que pode ser perigoso. Segurança deve ser sua primeira preocupação. Comprar um bom capacete e usá-lo corretamente é item obrigatório. As luvas também são importantes. No início fatalmente vai ocorrer alguma queda, as luvas protegerão as suas mãos de esfolamentos e outros machucados, além de lhe dar mais segurança para manter a mão firme no guidão.

2 – Pesquise: No mercado há inúmeras ofertas de bicicletas para a prática do mountain biking. Certamente é um tarefa muito grande, pois há diversos modelos, marcas, preços e a bicicleta é composta por diversos componentes. É importante avaliar cada um destes componentes e não somente o preço da bicicleta completa. Avalie a qualidade e procedência de cada item. Por exemplo, há bicicletas que são vendidas como mountain biking, porém o “pé de vela”, alavanca onde o pedal é preso, é de material plástico! Isto é mais que perigoso na prática do esporte. É um item que fatalmente vai quebrar e poderá ferir o condutor da bike seriamente. Tenha em mente que não há bicicleta boa e barata. Solicite ajuda de alguém que seja profissional e muito experiente. Nem sempre o seu amigo que pedala poucas vezes ao ano, terá as informações corretas para te passar. Vá à lojas especializadas em bicicletas. Considere a possibilidade de alugar uma boa bicicleta em uma destas lojas para testar. Importante: as bicicletas tem tamanho adequado a compatível com a sua altura. Não tenha pressa, pesquise, informe-se!

3 – Referências: Encontre uma fonte confiável de informação sobre o esporte. Pode ser alguém que você conhece que pratica o esporte há um bom tempo. Pode ser um clube ou profissionais especializados no ensino do esporte.

4 – Aprenda as habilidades básicas: Isso inclui pedalada correta, posicionamento correto, equilíbrio, troca de marchas, curvas fechadas, subidas e descidas e transposição de obstáculos.

5 – Pratique suas habilidades: Praticar é fundamental. Quanto mais praticar, mais irá desenvolver suas habilidades. Procure um profissional e participe de algumas aulas para aprender as técnicas e os movimentos básicos do mountain biking. O bom posicionamento e uso correto de técnicas pode melhorar seu desempenho em até 70%.

6- Excitação: O mountain biking é um esporte excitante, não abuse da velocidade e não tente manobras além das habilidades desenvolvidas. Cada movimento e, a passagem de um estágio de dificuldade para outro, deve ser feito com muita responsabilidade e principalmente ciente de que está apto a manobras ou trilhas mais desafiadoras.

O mountain biking é um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade. Cada um pratica no seu próprio ritmo. É um esporte que sociabiliza e integra.