FIES 2015 inscrição, Prazo de Renovação, Novas Regras

Quem pretende fazer a renovação do fies 2015 agora deve ficar atento as novas regras do financiamento estudantil 2015 que mudou este ano, veja como fazer o FIES 2015 inscrição e a taxa de juros do Governo e os prazos para pagamento do financiamento fora dos bancos.

As novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) entram em vigor nesta segunda-feira (30) para novos contratos. Agora, para fazer a inscrição, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem 2014) e não ter tirado nota zero na redação. O prazo de inscrição e também para o pedido de aditamento de contrato de quem já tem o Fies termina no dia 30 de abril. As inscrições devem ser feitas no site do Fies.

FIES 2015 inscrição, Prazo de Renovação, Novas Regras

Cerca de 200 mil estudantes já conseguiram se inscrever no Fies antes da nova regra entrar em vigor. Outros alunos estão recorrendo a financiamentos particulares (veja no vídeo acima do ‘Bom Dia Brasil').
O Ministério da Educação conseguiu na Justiça derrubar as liminares que suspendias as novas regras do Fies. Com isso, as instituições particulares de ensino superior não podem aumentar as mensalidades acima do teto de 6,4%. E os novos contratos só poderão ser feitos para estudantes com nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio.

FIES 2015 RENOVAÇÃO Muitos estudantes reclamaram das dificuldades em conseguir se inscrever no Fies. O MEC alegou problemas na grande demanda de acesso ao sistema de inscrição.
O Fies 2015 já acumula 1,9 milhão de contratos. O programa permite ao estudante cursar uma graduação em uma instituição particular e depois de formado pagar as mensalidades a uma taxa de juros de 3,4% ao ano. O aluno só começa pagar após 18 meses de concluído o curso.
O (FNDE) respondeu as principais dúvidas e reclamações dos estudantes. Veja a seguir:

Segundo o MEC, entre as novas regras do Fies há critérios estabelecidos para o atendimento de pedidos de contrato, de acordo com a avaliação do curso. Cursos que têm nota 5 no Conceito de Curso (CC) mais recente – ou Conceito Preliminar de Curso (CPC) mais recente, caso o curso não tenha CC – podem ter atendimento pleno no Fies. Isso quer dizer que todos os pedidos de contrato de financiamento deste curso serão atendidos.

Porém, cursos com nota 4 ou 3 no CC ou no CPC não terão atendimento pleno. O FNDE não detalhou as proporções de atendimento nestes casos. Dentro dessa taxa de atendimento, ainda é levada em consideração a localidade do curso. Por exemplo, um curso com nota 4 no Nordeste terá uma taxa de atendimento mais alta que um curso com nota 4 no Sudeste, onde já há uma maior concentração de contratos do Fies 2015.

fies-2015-inscricao-regras

Erro no Fies mostra novos limites de atendimento dos pedidos de financiamento (Foto: Reprodução)

Cursos com nota 1 e 2 não são atendidos pelo Fies, mas esta regra já valia nos anos anteriores.

Os estudantes que receberem essa mensagem de erro possivelmente não poderão conseguir um contrato do Fies no primeiro semestre letivo. É possível, porém, confirmar a situação do curso pelo telefone 0800-616161.


O MEC diz que a solicitação de um novo contrato do Fies é feita em três partes. Primeiro, é preciso fazer o cadastro das informações do estudante e do curso que ele faz no sistema do Fies, pela internet.

FIES 2015 INSCRIÇÃO  passo a passo:

O Fies 2015 – Fundo de Financiamento Estudantil foi criado no de 1999, é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem fazer inscrição para o financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

No ano de 2010, o programa adquiriu um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa; os juros caíram para 3,4% ao ano; e passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Para aqueles que forem solicitar o financiamento pela primeira vez, é preciso realizar a inscrição no programa informando o número do CPF, data de nascimento, e-mail válido e uma senha pessoal (de 6 a 10 caracteres). No canto esquerdo superior da página de cadastro existe uma janela disponível para a visualização dos requisitos mínimos do programa. É necessário ler as Regras do FIES 2015, pois os contratos são firmados apenas com as pessoas que se encaixam em todas as condições.

Para se inscrever no FIES 2015 os estudantes devem ter renda familiar mensal bruta inferior a vinte salários mínimos; o percentual de comprometimento da renda mensal per capita deve ser superior a 20%. Aqueles que concluíram os estudos regulares a partir de 2010 e desejam solicitar o financiamento, devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 ou anos posteriores.

Fies inscrição 2015

Durante o período de duração do curso, o estudantes fará um pagamento trimestral com o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento; após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento, nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento; e ao final do período de carência, a divida do estudante será parcelada em até três vezes o período do financiamento do curso, acrescido de 12 meses. Se o período de financiamento do curso foi de quatro anos, o saldo devedor do estudante será dividido em até 13 anos [3 x 4 anos (período do financiamento) + 12 meses].

Para saber mais não deixe de entrar no site do FIES, lá terá outras informações sobre inscrições, regras e taxas de financiamento.