FIM DO BOLSA FAMÍLIA em 2017?

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, se reuniu nesta terça-feira com a bancada do partido na Câmara para debater medidas a fim de controlar a recessão econômica enfrentada pelo governo Dilma.

FIM DO BOLSA FAMÍLIA
FIM DO BOLSA FAMÍLIA

FIM DO BOLSA FAMÍLIA em 2017?

Uma das propostas mais discutidas na reunião foi a de reduzir o valor do Bolsa Família em 50% já de imediato, a partir de janeiro de 2015. Também foi posto em pauta um eventual fim para o programa em 2017.

Falcão defendeu a ideia e disse que o programa “já cumpriu o seu papel e deve ser suspenso em breve”.

“O Bolsa Família está em vigência há 10 anos e as estatísticas mostram que já cumpriu o seu papel. Além de resultar em um alívio na economia, a extinção do programa também irá interromper a sua transformação em uma iminente política de parasitismo. Estou certo de que esta é a decisão correta a ser tomada”, disse o presidente petista.

Diante da firmeza imposta por Falcão em suas ideias, a bancada petista rachou. Há deputados que defendem o corte e outros que acreditam que o programa ainda é necessário e não deve ser mexido.

O líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), destacou os avanços induzidos pelo Bolsa Família e disse que ainda “há muito o que ser feito”. “A miséria foi praticamente erradicada no Brasil durante estes 10 anos do Bolsa Família. Existem ainda questões a serem resolvidas, como os altos índices de analfabetismo e analfabetismo funcional no país, e eu tenho certeza de que o Bolsa Família é fundamental para se alcançar essas resoluções”, disse ele.

Aparentemente, a presidente Dilma compactua com Rui Falcão e também quer o fim do Bolsa Família. A bancada petista deve se reunir novamente nas próximas semanas para discutir mais a fundo essas medidas.

Da ultima vez que o fim do bolsa família foi anunciado gerou uma confusão nacional, todo o país foi as portas da caixa econômica para saber se o bolsa família realmente tinha acabado, porém parece que  agora o boato se confirmou e realmente o bolsa família vai acabar, ou pode acabar em 2017.

Veja matéria do Pragmatismo Político:

Após um boato que se alastrou pelo país, fundamentado na ideia de que o Programa Bolsa Família iria ser desligado, a Caixa Econômica Federal informou que 900 mil saques foram realizados, totalizando um montante de R$ 152 milhões.

 
O boato, que alegava a possibilidade de retirada do dinheiro somente até o sábado (18), causou um grande tumulto, levando milhares de pessoas, em 12 estados brasileiros, a retirar, desesperadamente, o que ainda podiam receber do Programa. 

Os casos mais alarmantes, de acordo com a assessoria de imprensa da Caixa, foram nos municípios de Queimados e Nova Iguaçu, ambos no Rio de Janeiro. Nesses locais, vidros foram quebrados pela população que tentava euforicamente resgatar o auxílio federal. O
utro caso foi o de um shopping, também no Rio, onde mais de 2 mil pessoas esperavam na fila. 

BOLSA FAMÍLIA VAI ACABAR DE NOVO?

Fim do Bolsa Família dessa vez não parece ser Boato!
Fim do Bolsa Família dessa vez não parece ser Boato!

A Prefeitura de Niterói-RJ afirmou que não havia “qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa”.



A Polícia Federal abriu um inquérito, pois as origens do boato são desconhecidas. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acrescentou: “Ao que parece, não foi mero acaso, e nenhuma hipótese pode ser descartada”. 



Nesta segunda,  em Pernambuco, a  NBR transmitiu o discurso da presidente Dilma Rousseff sobre o caso, como constatou a Folha: “Eu queria deixar claro o compromisso do meu governo com o Bolsa Família: é um compromisso forte, profundo e definitivo. Não abriremos mão do Bolsa Família  […] Não acreditem nos boatos, porque os boatos desse país às vezes ocorrem de forma surpreendente. Brasileiros ainda têm e terão durante algum tempo que receber o benefício do Bolsa família. O que aconteceu no Brasil sábado (18) foi falso, negativo e levou intranquilidade às famílias que recebem o Bolsa família.”



O que isso revela sobre a dependência que foi criada? Em que medida o vandalismo e os tumultos gerados demonstram que, talvez, o assistencialismo dificilmente deixará de viger? 

Leia, a seguir, a Nota da Caixa Econômica Federal sobre o caso: 

A Caixa Econômica Federal informa que o movimento das agências foi normalizado ao longo da segunda-feira (2) e segue com os pagamentos do Bolsa Família, de acordo com o calendário do benefício. O banco ressalta que não há qualquer alteração no valor, loca, data de pagamento e na forma de retirada. Os beneficiários que já retiraram o pagamento do mês de maio, somente realizarão o próximo saque no mês de junho, seguindo o calendário de 2013. 

Clique aqui para ler o restante da Nota.