Como fazer cadastro do nis | Caixa Econômica Federal

Seja bem vindo a como fazer cadastro do NIS através do site oficial da Caixa Econômica Federal, antes precisamos saber o que é o NIS e para que serve o cadastro do NIS. O NIS. O Cadastro NIS proporciona conveniência e modernidade ao empregador na hora de cadastrar seus empregados. É uma solução que permite a identificação do trabalhador nos diversos cadastros, bem como do cidadão brasileiro beneficiário de Programas Sociais e/ou que se enquadre nas condições estabelecidas pelas Políticas Públicas de Governo Federal, Estadual ou Municipal.

A Caixa disponibiliza, para as empresas, duas formas de cadastramento: online ou em lote, ambos acessados pelo Conectividade Social – CNS.​​

 

Como fazer Cadastro do NIS
Como fazer Cadastro do NIS

Cadastro NIS em Lote

A Caixa disponibiliza para todas as empresas a opção de cadastramento em lote de seus empregados, para que sejam cadastrados de uma vez só, sem a necessidade de um cadastro individual.

Esse processo requer a geração do arquivo e sua postagem pela Caixa Postal do Conectividade Social (CNS), serviço ENVIO DE ARQUIVO CADASTRO NIS, e após receber o arquivo, a Caixa analisa e caso tudo esteja correto, retorna-o já com os números dos NIS incluídos e com os códigos de retorno. ​


O acesso ao CNS é feito por meio de certificado digital padrão ICP-Brasil, caso a empresa já possua acesso ao pacote básico de operações, a opção ENVIO DE ARQUIVO CADASTRO NIS aparecerá automaticamente. Nos casos de certificado digital de Pessoa Física, uma nova outorga deverá ser dada pela Pessoa Jurídica para que a opção “Envio de Arquivo Cadastro NIS” seja visualizada. Essa outorga se dá no próprio Conectividade Social.

Para saber mais sobre essa forma de cadastramento, acesse na área de download os documentos Layout Padrão Empresa e Envio de arquivo CNS – Orientações.​

Cadastro NIS Online

O cadastro NIS Online é a solução para empregadores que necessitam de uma resposta rápida do Número de Identificação Social (NIS).

É uma solução de cadastramento individual e o acesso é realizado por meio do Conectividade Social – CNS, serviço CADASTRO NIS. O acesso ao CNS é feito por meio de certificado digital padrão ICP-Brasil, caso a empresa já possua acesso ao pacote básico de operações, o serviço CADASTRO NIS aparecerá automaticamente. Nos casos de certificado digital de Pessoa Física, uma nova outorga deverá ser dada pela Pessoa Jurídica para que o serviço CADASTRO NIS seja visualizado. Essa outorga se dá no próprio Conectividade Social.

Para saber mais sobre essa forma de cadastramento, acesse na área de download o documento Manual para cadastramento online do trabalhador pelo Conectividade Social ​.

Para saber mais sobre o NIS e para fazer o cadastro NIS acesse: http://www.caixa.gov.br/cadastros/Paginas/default.aspx

 


Comentários