BOATOS: Confisco da Poupança 2015 – Efarsas


Galera acabei de ler no site da Globo sobre as notícias do confisco da poupança em 2015 recebemos esta semana uma mensagem via whatsapp onde uma imagem da Caixa Econômica Federal dizia que a poupança seria confiscada. Por sinal até escrevemos sobre o assunto falando a respeito de uma proposta do PT feita em 2008 para confiscar a poupança de quem recebesse acima de 8 mil reais a chamada “poupança fraterna” e isso foi verdade inclusive colocamos um vídeo onde o deputado propunha uma lei que determinasse que todo poupador que ganhasse acima de 8 mil teria que emprestar ao governo e só receber após 14 anos. Um absurdo por sinal.

BOATOS: Confisco da Poupança 2015 – Efarsas

Dessa vez o que ocorreu foi um boato espalhado pelo whatsapp, veja a imagem abaixo, falando sobre o confisco da poupança 2015 confira:

boato-confisco-poupança-2015

Veja Notícia na íntegra:

Arquivos de áudio e texto compartilhados via redes socais têm gerado verdadeiro pavor em muitas gente. Próximo da manifestação programada para este domingo, em que a principal reivindicação é o pedido de saída da presidente Dilma Rousseff, as mensagens falam de guerra civil, exército na rua e até poupanças com dinheiro confiscado.

Em um dos áudios que circula entre usuários do Whatsapp, há orientações para que as pessoas façam estoque de mantimentos e abasteçam os veículos com combustível. Segundo o áudio, tudo isso deve ser feito porque os militares vão ocupar as ruas e bloquear o acesso a mercados e postos de combustíveis.
Na última quinta-feira, vários leitores entraram em contato com o Jornal NH e enviaram o áudio em busca de uma resposta. Em contanto feito com o Ministério da Defesa, o órgão que afirmou desconhecer os áudios, firmou que tudo não se passa de boatos. Via assessoria de imprensa, o Ministério afirmou que o áudio foi encaminhado ao Comando do Exército, em Brasília.
Poupanças confiscadas
Outro fato que tem gerado alvoroço é o bloqueio das poupanças ou que o governo federal confiscaria o dinheiro de contas bancárias desse tipo. A repercussão foi tão grande que o Ministério da Fazenda emitiu novo comunicado. A nota foi tuitada pela Caixa Econômica Federal.
No texto, o ministério esclareceu que “não procedem as informações que estariam circulando pela mídia social de que haveria risco de confisco da poupança ou de outras aplicações financeira”. E finalizou, “tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do Ministério da Fazenda”.

“Boataria é para apavorar as pessoas”

Ou seja, até o momento, tudo não passa de boato. Mas como saber se o que circula na Internet é verdade ou mentira? Para a pesquisadora e coordenadora do curso de Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais da Unisinos, Adriana Amaral, “as pessoas devem verificar os fatos e procurar esclarecimentos nos sites oficiais ou órgãos, como o Ministério da Fazenda e outros. E precisam tomar cuidados, porque a boataria é para apavorar as pessoas. Quem faz quer se privilegiarem com isso”, afirma.

Pessoal por favor compartilhe essa notícia nas redes sociais e avise seus amigos que se algum deles recebeu essa mensagem no whatsapp é boato. Abraços 😀